
A Comissão Organizadora da Conferência Intermunicipal dos Direitos da Pessoa Idosa da AMESC realizou reunião técnica de alinhamento das ações para o evento, que acontecerá no dia 23 de junho, no Parque da Polvilhana, em Santa Rosa do Sul.
A Conferência é uma importante etapa preparatória para a 6ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, e reunirá representantes dos 15 municípios associados à AMESC, com delegações por município. Cada cidade deverá indicar dois delegados: um representante da sociedade civil e um do poder público.
A assessora em Políticas Públicas da AMESC, Rosangela Alexandrino Paulino, explica que os municípios serão organizados por grupos de trabalho para discussão dos cinco eixos principais:
1. Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;
2. Fortalecimento das políticas para proteção à vida, à saúde e cuidado integral da pessoa idosa;
3. Enfrentamento à violência e abandono da pessoa idosa;
4. Participação social e protagonismo na comunidade;
5. Fortalecimento dos conselhos de direitos como política de Estado.
A programação contará com recepção às 8h, cerimonial, apresentação cultural, palestra com especialista confirmada, debates e discussões em grupos de trabalho. A dinâmica inclui ainda apresentações de propostas e escolha dos delegados municipais.
Durante os grupos de discussão, cada equipe deverá contar com um coordenador (preferencialmente uma pessoa idosa), um facilitador e um relator, visando garantir a qualidade e profundidade dos debates. As propostas devem apresentar claramente objetivos, ações, prazos e responsabilidades.
Os relatórios finais da conferência deverão ser enviados à Comissão Organizadora Estadual até o dia 30 de junho de 2025, conforme orientações da plataforma Brasil Participativo;
A presidente da AMESC, prefeita de Sombrio, Gislaine Dias da Cunha, observa que a Conferência reafirma o compromisso regional com o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento digno, participativo e protegido da população idosa.