
No início deste mês, os professores de Português e Inglês da Rede Municipal de Araranguá participaram, na UFSC, de uma formação coordenada pela professora doutoranda Nazaré Nunes Barbosa Cesa, do Instituto Federal Catarinense (IFC) – Campus Sombrio.
O tema central foi a produção de textos como possibilidade de escuta do mal-estar emocional dos estudantes. A formadora destacou a importância de desenvolver práticas pedagógicas que priorizem a escuta sensível, criando espaços para que os alunos possam expressar suas angústias por meio da análise textual.
Diante do aumento constante dos casos de depressão, ansiedade e isolamento social, é fundamental que a escola desenvolva práticas que estimulem os alunos a expressarem seus sentimentos, tornando-se, assim, um espaço de acolhimento e aprendizado.
Os professores têm um papel fundamental na promoção da saúde mental dos jovens, ao oferecer apoio e orientação adequados para enfrentar esse desafio contemporâneo.
Por isso, é cada vez mais urgente que a Educação Socioemocional faça parte da pauta escolar, pois o maior desafio da escola não é apenas intelectual, mas, sobretudo, emocional.
Agradecemos à professora Nazaré pela condução sensível e pelos momentos significativos proporcionados durante a formação.
Fonte: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO